Munição p/ Treinamento

_____________________________________________________________________

CBC TREINA

Devido ao “custo Brasil”, treinar com a sua pistola em um stand ou clube de tiro com munições originais como as CBC Padrão, Silver Point ou Gold não é nada saudável em termos financeiros.

Para “contornar” esta situação, ou seja, fornecer ao usuário uma munição original de menor custo, a CBC oferece a munição conhecida como TREINA (CHOG), ou seja, específica para treinamento (prática de tiro). Esta munição normalmente é vendida em caixas de 100 unidades (ou seja, 100 munições) nos clubes de tiro.

Um dos diferenciais mais visíveis é o fato da munição CBC TREINA utilizar um projétil (do tipo ogival) de chumbo “sem camisa” (ou seja, sem jaqueta de metal, se compararmos com as munições originais comentadas anteriormente).

Projéteis de chumbo sem camisa (vs. os com camisa/jaqueta) oferecem benefícios como menor desgaste do cano da arma e menor custo de fabricação, mas também tem desvantagens: menor poder de penetração e menor velocidade. Como é uma munição para treinamento, as desvantagens não são realmente, uma desvantagem.

O projétil da munição CBC TREINA tem 95g e em termos de balística alcança 288m/s (velocidade) e 256J (energia).

>>> Por quê o usuário deve optar pela CBC TREINA ao invés da munição recarregada (que é um pouco mais barata) que o clube de tiro oferece?

A munição CBC TREINA é fabricada dentro dos padrões da CBC e isso garante uma munição original de qualidade e que tem a mesma balística (em termos de velocidade e energia) da munição CBC Padrão.

Dependendo da munição recarregada, é possível que múltiplas falhas ocorram durante o uso com a Glock 25 (e 28), como:

- a munição não tem potência suficiente para fazer um ciclo completo do ferrolho e então o estojo/cápsula da munição não é totalmente ejetado (fica preso, estilo “chaminé”);

- a munição não tem potência suficiente para fazer um ciclo do ferrolho (ou seja, o estojo da munição continua na câmara do cano, apesar do projétil ter sido disparado;

- a munição não tem potência suficiente (ou outra deficiência) e, após o disparo, o projétil ficou alojado na câmara. Sem perceber tal problema, o usuário pode ejetar o estojo da munição que está na câmara do cano fazendo um ciclo manual no ferrolho (que vai carregar uma nova munição) e tentar efetuar novo disparo. O encontro dos dois projéteis tende a abaular o cano da arma (ou seja, o cano terá que ser substituído por um novo).

Entenda que o autor não está depreciando a munição recarregada, apenas informando que como nem todas elas atingem um determinado padrão, é aconselhável que você aumente a sua atenção durante o seu uso com a pistola Glock 25 (e 28).

_____________________________________________________________________

Lembre-se: a garantia da pistola Glock 25 (e 28) é de “10 anos ou 40.000 disparos com munição comercial de origem idônea (não se aplica a utilização de qualquer tipo de munição recarregada)”.

_____________________________________________________________________

4 comentários sobre “Munição p/ Treinamento

  1. Tanto o site quanto o post são muito informativos, parabéns. Gostaria de saber , se pelo fato da munição ser TREINA, poderia-se adquirir um número maior do que os 50 anuais permitidos pela legislação. Muito grato

    • Olá Jr,
      até onde sei, como a munição TREINA normalmente é comercializada em um Clube de Tiro (ou outros locais apropriados) para uso no estande disponível no mesmo local, não há limite de quantas você pode comprar (se for comparado com a munição que você pode adquirir para “posse” (50 unidades por ano).

      Vou pesquisar mais sobre o assunto e trazer um parecer oficial.
      :)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s